gototopgototop
Manual da Cafeicutura Sustentável > Aproveitando melhor a Água
Aproveitando melhor a Água
PDF Imprimir

A boa, racional e planejada utilização da água é definida pela adoção de procedimentos simples e estão ao alcance de todos os produtores. A proteção de nascentes e mananciais é uma ação básica para assegurar o suprimento de água na propriedade agrícola. A cobertura vegetal dos solos e a conservação das matas ciliares, junto aos mananciais e nascentes, são vitais para a preservação desse bem precioso e cada vez mais escasso chamado água. Respeitar para ser respeitado: esta é uma regra básica a ser observada na utilização de aguadas e córregos existentes em nossas propriedades. Todo proprietário deve levar em conta que a utilização racional dessas águas é fundamental para a sobrevivência de seu negócio. Sempre é importante lembrar que a água é um bem precioso cada vez mais escasso e não renovável. Sua utilização responsável é, pois, um fator preponderante na sustentabilidade de uma propriedade rural.

Alguns procedimentos básicos recomendados:

  • Não poluir as aguadas com esgotos domésticos ou emissões originárias de criatórios de animais ou despolpamento de café. A utilização de fossas sépticas para coleta de esgoto e o encaminhamento da água do despolpamento de café para lagoas de decantação são medidas simples e eficientes na redução dos níveis de poluição ambiental.
  • Utilizar racionalmente os sistemas de irrigação. Sempre que possível, utilizar o sistema de irrigação localizada (por exemplo, gotejamento) ao invés de aspersão, especialmente pelo menor gasto de água.
  • Construir caixas de deposição, evitando que a água utilizada na limpeza das máquinas e implementos escoe para cursos d´água.
  • Lavar os tanques e pulverizadores imediatamente após o término da operação, utilizando a calda resultante desta limpeza na pulverização das bordaduras (primeiras linhas das lavouras).
  • Evitar lançamentos de resíduos sólidos nos rios e córregos, provocando assoreamento e prejudicando a qualidade da água.
 
Tempo de Execucao: 0.0001 segundos. Start: 1398065028.2517 segundos. Finish: 2.4080276489258E-5 segundos.