gototopgototop
Notícias > Agronegócio > Tempo chuvoso reduz safra de café gourmet do Brasil
Tempo chuvoso reduz safra de café gourmet do Brasil
PDF Imprimir

Semanas de tempo chuvoso no começo da colheita de café do Brasil reduziram o potencial da produção de cafés gourmets e reforçaram o interesse recente de algumas indústrias de passar a trabalhar com grãos de menor qualidade.

Preocupações sobre a qualidade do café na safra brasileira deste ano fizeram o café subir mais de 3 por cento nesta terça-feira na bolsa de Nova York.

O Brasil está no ano de alta do ciclo bianual de produção do arábica - que resulta numa grande colheita em um período seguido de uma safra menor no seguinte.

A produção será recorde, após um período de bons preços em que produtores investiram em tratos culturais. Mas a adversidade climática fará com que o total de grãos de qualidade seja muito inferior ao esperado.

"Os cafés finos e semi-lavados foram os mais atingidos, mas é difícil de quantificar", disse Lúcio Dias, trader na maior cooperativa de café do Brasil, a Cooxupé, situada na principal área produtora de Minas Gerais.

"As pessoas estão trabalhando duro para conseguir uma fatia desse mercado de qualidade neste ano, então isso é um grande revés", afirmou ele.

Entusiasmados pela forte demanda externa, os produtores brasileiros investiram fortemente nos últimos anos em equipamentos para produzir cafés com maior valor de mercado.

Já as torrefadoras se voltaram para o Brasil para esse tipo de café após colheitas ruins na Colômbia que mantiveram os preços do produto gourmet bastante altos nos últimos dois anos, o que resultou em adaptações de blends para incorporar grãos mais baratos.

Em nota nesta terça-feira, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Universidade de São Paulo, observou que apesar da expectativa de aumento na produção global e nacional, agentes consultados pelo Cepea acreditam em uma alta de preços negociados no Brasil, ao menos para os grãos arábica de melhor qualidade.

"Isso porque as fortes chuvas que atingiram as principais regiões produtoras de variedade (arábica) ao longo de junho podem prejudicar a qualidade de parte dos grãos, principalmente a de café mais fino", disse o Cepea.

Fonte: Reuters

 
Tempo de Execucao: 0.0001 segundos. Start: 1397910072.2023 segundos. Finish: 2.3841857910156E-5 segundos.