gototopgototop
Notícias > Agronegócio > COOXUPÉ recebe mais de 55 mil embalagens vazias de defensivos agrícolas no primeiro semestre
COOXUPÉ recebe mais de 55 mil embalagens vazias de defensivos agrícolas no primeiro semestre
PDF Imprimir

Postos de recolhimento foram instalados em 16 núcleos da cooperativa para facilitar aos cooperados a destinação ambiental correta

A cada ano cresce entre os 12 mil cooperados da COOXUPÉ a preocupação com o descarte correto de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Só neste primeiro semestre a cooperativa, presente em 224 municípios do Sul de Minas Gerais, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo (SP), contabilizou mais de 55 toneladas de embalagens retornadas aos seus núcleos – que estão preparados para recebê-las – com o objetivo de promover o destino correto do produto.

O retorno das embalagens é obrigatório desde o Decreto nº 4.074, de janeiro de 2002 - Lei Federal nº 9.974. Segundo o coordenador de Desenvolvimento Técnico da COOXUPÉ, Mário Ferraz, o produtor está mais atento a este processo tanto pela lei quanto pelo ganho ambiental. "Antigamente, para dar um destino às embalagens, algumas pessoas queimavam o produto trazendo muitos danos ao meio ambiente. Com a lei em vigor o cafeicultor viu os benefícios e a facilidade do descarte adequado", revela.

Como as embalagens têm até um ano para serem devolvidas, dentro da cooperativa e nas próprias fazendas existem locais para o armazenamento correto. "A logística funciona perfeitamente. O produtor traz para algum ponto de coleta da COOXUPÉ e, ao atingir uma determinada quantidade, enviamos as embalagens para São Sebastião do Paraíso/MG, onde existe um local que recicla ou descarta o material de forma apropriada", afirma Mário.

Dados do InpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) revelam que o Brasil atualmente é referência na destinação das embalagens vazias, recolhendo 94% delas. Só o Estado de Minas Gerais registou em junho deste ano, um crescimento de 18% no número de embalagens recolhidas em relação ao ano anterior.

Para manter o assunto sempre em evidência, a COOXUPÉ promove mutirões de coleta de embalagens, debate a importância do tema em eventos como as UDs - que percorrem seus núcleos com uma série de palestras voltadas ao cooperados - e sempre instrui o produtor durante a compra de defensivos. Em 2011, a cooperativa mineira bateu recorde na coleta de embalagens, direcionando mais de 134 toneladas de embalagens para o destino correto.

Fonte: Assessoria de Imprensa Cooxupé

 
Tempo de Execucao: 0.0001 segundos. Start: 1397990783.8632 segundos. Finish: 2.0980834960938E-5 segundos.