gototopgototop
Notícias > Cooxupé > Cooxupé, em parceria com a BASF, lança projeto de escola ambiental para crianças no interior de Minas Gerais
Cooxupé, em parceria com a BASF, lança projeto de escola ambiental para crianças no interior de Minas Gerais
PDF Imprimir

Lançamento da pedra fundamental do Núcleo de Educação Ambiental foi nesta segunda-feira, 6, e contou com a presença do presidente mundial da BASF, além da diretoria da Cooxupé e da Fundação Espaço ECO.

Com objetivo de levar conhecimento e responsabilidade socioambiental para as crianças que estão cursando o ensino fundamental, a Cooxupé, maior cooperativa de café do mundo localizada em Guaxupé/MG, através de uma parceria com a BASF e a Fundação Espaço ECO, lançou oficialmente nesta segunda-feira, 6 de agosto, o projeto do Núcleo de Educação Ambiental que ficará localizado no Complexo do Japy - mais novo empreendimento da cooperativa que deverá alavancar a logística do café produzido na região.

Durante a cerimônia, executivos da BASF, entre eles o Presidente Mundial da Divisão de Proteção de Cultivos, Markus Heldt, e o Vice-presidente da América Latina, Eduardo Leduc, junto com a diretoria da Cooxupé e o Diretor Presidente da Fundação Espaço ECO, Roberto Araújo, inauguraram a pedra fundamental da escola, que conta com as obras em andamento – além de levar noções de meio ambiente para os estudantes, a escola está sendo construída com princípios ambientais com tijolos certificados e madeira de reflorestamento.

Segundo o presidente da cooperativa, Carlos Alberto Paulino da Costa, o Núcleo de Educação é mais um grande passo para a Cooxupé. "O produtor rural é um conservador por natureza e é pelo núcleo que vamos dar a oportunidade de suas crianças – muitas delas futuros cafeicultores – entenderem a importância da conscientização ambiental. Além de levar para casa exemplos importantes, no futuro, elas devem aplicar suas próprias técnicas para uma lavoura mais sustentável", conta.

Para o presidente Mundial da BASF, o projeto sai das salas de aula trazendo propostas ousadas e que ultrapassam fronteiras. "Temos diversos projetos de parcerias educacionais espalhados pelo mundo e isso só dá certo porque temos total apoio de cooperativas como a Cooxupé. Somos parceiros de longa data e juntos vamos olhar para um futuro mais sustentável tanto da indústria quanto da lavoura", conta.

Além do Núcleo de Educação Ambiental, a Cooxupé possui diversas parcerias com a BASF ligadas à preservação do meio ambiente, como a recuperação de matas ciliares, também dentro do complexo do Japy.

Durante a inauguração da pedra fundamental da instituição de ensino, o Vice-presidente da cooperativa, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, o Diretor Administrativo, Antônio Carlos Oliveira Martins, o Presidente da COOXUPÉ, além dos representantes da BASF e Fundação Espaço ECO, plantaram mudas de Pau Brasil. "Futuramente, todos os visitantes que passarem por aqui terão a oportunidade de plantar uma muda de árvore e acompanhar seu crescimento como um patrono", conta Carlos Paulino.

Fonte: Assessoria Imprensa Cooxupé

 
Tempo de Execucao: 0.0001 segundos. Start: 1397759053.573 segundos. Finish: 2.1934509277344E-5 segundos.