Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé LTDA Fone: (35) 3696-1200

TOPCLIP

DF: cooperativismo apresenta contribuições ao PAP 2017/2018, diz OCB

Tipo de Clipping: WEB

Assunto: Cooxupé

Data: 17/03/2017

Veículo: Página Rural

Brasília/DF Apresentar as contribuições do movimento cooperativista ao Plano Agrícola e Pecuário 2017/2018. Com este objetivo, o Sistema OCB realizou nesta quarta-feira (15), uma reunião do Grupo Técnico do Crédito Rural que contou com a participação de representantes dos ministérios da Agricultura e Fazenda, Banco Central do Brasil e cooperativas.

O Sistema OCB, que sempre acompanha a elaboração desta e outras políticas públicas, apresentou as propostas de ajustes aos programas dirigidos às cooperativas agropecuárias nas finalidades custeio, comercialização e investimento.

PAUTA

As discussões giraram em torno de temas como os volumes de recursos a serem disponibilizados, as alterações nas taxas de juros e nos limites de diversas rubricas dos programas do Bndes e, também, relativos ao Manual de Crédito Rural (MCR), especificamente em seu capítulo 5 (Crédito à Cooperativas).

Os representantes do governo federal acolheram as propostas de ajustes e se comprometeram a analisa-las, com vistas à possibilidade de sua implementação no Plano Agrícola.


RELEVÂNCIA

Para o presidente do Sistema OCB, o governo federal, ao recepcionar a contribuição das cooperativas agropecuárias, evidencia seu apreço por um setor tão relevante para a economia do país.

“Para além da contribuição ao fortalecimento do agronegócio, as cooperativas, em função de seu modelo de negócio, prestam grande contribuição à promoção da justiça social, por meio da maior distribuição da renda, pela produção econômica coletiva e seu envolvimento com as comunidades onde atuam, geram poupança interna e fomentam as economias locais”, argumenta Márcio Freitas.


PARTICIPANTES

- Wilson Vaz, diretor da Secretaria de Política Agrícola do Mapa;

- Ivandré Montiel, Secretário Adjunto de Política Econômica da Fazenda;

- José Ângelo, chefe do Departamento de Regulação, Supervisão e Controle das Operações do Crédito Rural do Banco Central do Brasil;

- Integrantes das equipes técnicas dos órgãos acima;

- Representantes das seguintes cooperativas e instituições: Aurora, Agrária, Coamo, Cooxupé, Comigo, Cooperalfa, Copérdia, Cocamar e Copacol, Fecoagro/RS, Ocesc, Ocepar.

Fonte:
Sistema OCB




E-mail
Twitter
Orkut
Facebook






Veja a matériaVeja Foto da Página