Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé LTDA Fone: (35) 3696-1200

TOPCLIP

Região Varre-Sai movimenta economia cafeeira do RJ

Tipo de Clipping: WEB

Assunto: Assuntos de Interesse

Data: 03/07/2018

Veículo: Café Point

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) afirma que a safra de café no Rio de Janeiro será de aproximadamente 106 mil sacas, o equivalente a quase 30% das 365 mil sacas que serão produzidas em todo o Estado.

O Ministério da Agricultura espera que a produção de café movimente, durante todo o ano, cerca de 46 milhões de reais na economia do município.

A região de Varre-Sai conta com 650 propriedades rurais em que o café é o produto principal. Segundo o Ministério da Agricultura, houve um crescimento de 4% na área plantada de café no município, o que de acordo com o técnico do Ministério e presidente da Cooperativa de Café do Noroeste Fluminense (Coopercanol), José Ferreira Pinto, em entrevista ao portal de notícias G1, vai refletir na produção nos próximos dois anos.

“Esse acréscimo da área plantada de café está ligado ao fato do produtor acreditar no melhor preço do café. Os números confirmam uma boa safra, tendo em vista as condições climáticas na época da formação e granação dos frutos”, explicou.

Para o técnico, a cada ano a produção do café evolui e já alcançaram 40% de bebidas finas, com o preço da saca em torno de R$ 500 para esse tipo de café.

A Secretaria de Agricultura informou à reportagem do G1 que vem ajudando os cafeicultores no transporte de tubos para fazer secadores de caixa, o que proporciona uma economia para o produtor. O órgão também raspou as estradas de lavouras de café para facilitar o transporte do produto das lavouras ao terreno. A secretaria divulgou ainda que já colocou à disposição dos produtores os caminhões para realizar esse tipo de transporte.

As informações são do portal de notícias G1 (Norte Fluminense e região)



Veja a matériaVeja Foto da Página