Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé LTDA Fone: (35) 3696-1200

TOPCLIP

Açúcar bruto cai 5,6% na ICE; café arábica tem mínima de 4 anos e meio

Tipo de Clipping: WEB

Assunto: Assuntos de Interesse

Data: 03/07/2018

Veículo: Expresso MT

Os contratos futuros do açúcar bruto na ICE caíram mais de 5 por cento nesta segunda-feira, com o contrato mais ativo tendo sua maior queda diária por vendas de fundos, acionados por um declínio abaixo do nível-chave dos 12 centavos de dólar, enquanto os preços do café arábica tocaram uma mínima de 4 anos e meio.

O contrato outubro do açúcar bruto encerrou em queda de 0,69 centavo de dólar, ou 5,6 por cento, a 11,56 centavos de dólar por libra-peso, maior baixa diária do contrato. A fraqueza da moeda do Brasil , maior produtor global de açúcar e café, contra o dólar norte-americano também pressionou os preços, disseram operadores.

A perspectiva de continuidade da forte produção na Índia permaneceu um fator baixista, assim como o declínio nos preços do etanol no Brasil, que torna o uso de cana na produção do combustível alternativo menos atrativo e deixa mais cana disponível para o açúcar, segundo os operadores.

"O etanol continua a limitar os preços do açúcar e, no longo prazo, duas regiões em que a produção pode cair em 2019/20 (Brasil e União Europeia) estão sendo compensadas por uma área em que a produção deve continuar (Índia)", disse a corretora Marex Spectron.

O açúcar branco para outubro recuou 12,40 dólares, ou 3,6 por cento, para 331,50 dólares por tonelada. No café, o contrato setembro do café arábica teve perda de 3,45 centavo de dólar, ou 3 por cento, fechando a 1,1165 dólar por libra-peso, depois de cair a 1,1155 dólar, mínima para o segundo contrato desde dezembro de 2013.

"Nós temos uma grande safra do Brasil vindo, o dólar está forte. Não há muitos fatores positivos sobre esse mercado no momento", disse um operador em Londres.

O café robusta para setembro terminou em baixa de 13 dólares, ou 0,8 por cento, a 1.677 dólares por tonelada.

Veja a matériaVeja Foto da Página