Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé LTDA Fone: (35) 3696-1000

Notícias

Noticias Cooxupé

Bancos prorrogam dívida do produtor rural por 60 dias

Os produtores rurais de pequeno e médio porte estão inclusos na decisão dos principais bancos do País de prorrogar o pagamento de dívidas de empréstimos por 60 dias. A informação foi confirmada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em comunicado por e-mail à revista Dinheiro Rural.

Em nota, a entidade orientou que o produtor procure o banco com quem tem o contrato de crédito para saber se tem direito de solicitar a prorrogação. A medida também vale para pessoas físicas, além das micro e pequenas empresas. O benefício só ficará disponível para casos em que os empréstimos estejam com pagamento em dia.

No comunicado original, os principais bancos do País anunciaram que iriam prorrogar, por dois meses, o pagamento de dívidas das pessoas físicas, além das micro e pequenas empresas.

Preventivamente, o Conselho Monetário Nacional (CMN) liberou os bancos de provisionarem recursos referentes às suas operações de crédito já contratadas, para que desta maneira, as instituições pudessem estender os prazos para os seus clientes.

Segundo o Banco Central, que faz parte do CMN, a medida vai facilitar “uma atuação contracíclica do Sistema Financeiro Nacional (SFN), que ajudará as empresas e as famílias a enfrentar os efeitos decorrentes do COVID-19”.

Desta maneira, os bancos, que estão incluídos SFN, adotaram a prorrogação, conforme divulgado pela Febraban na segunda-feira (16), em conjunto com o Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander.

Fonte: Dinheiro Rural