Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé LTDA Fone: (35) 3696-1200

Notícias

Notícias Cooxupé

Cecafé participa de debate sobre a crise no transporte marítimo

Em evento da SCTA, entidade expôs ações que a cafeicultura do Brasil realiza para reduzir impactos dos gargalos logísticos

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participou de um debate sobre a crise no transporte marítimo.

A mesa redonda virtual “Resistindo à tempestade: Como as cadeias de abastecimento podem enfrentar a ruptura no transporte marítimo” foi realizada pela Swiss Coffee Trade Association (SCTA).

O evento teve a presença de líderes da cadeia mundial de suprimentos, da produção à exportação e armadores.

Crise no transporte marítimo

Nicolas Rueda, presidente do Cecafé, foi um dos explanadores no painel “Logística – um mergulho profundo no futuro do transporte”.

Assim, a apresentação debateu os desafios causados pela grave crise operacional no comércio marítimo mundial.

Ao mencionar a reviravolta no desempenho das exportações brasileiras de café, que eram positivas até o acumulado de julho, Nicolas Rueda explicou que isso é reflexo da continuidade dos gargalos logísticos. Ou seja, problemas estruturais que extrapolam as fronteiras do Brasil e do produto.

De acordo com Rueda, a continuidade dos entraves no comércio marítimo global, com constantes atrasos causados pela falta de espaços nos navios e de contêineres, além de sucessivos cancelamentos de bookings, fez com que o Brasil deixasse de exportar cerca de 4 milhões de sacas entre maio e setembro deste ano.

Café sustentável

Na sequência, o diretor geral do Cecafé, Marcos Matos, debateu “Os grandes temas de sustentabilidade para os próximos dez anos. Alcançaremos as demandas do Desafio do Café Sustentável e como as associações podem ajudar?”.

Durante o painel, foram apresentadas as novas legislações na Alemanha, relacionadas aos direitos humanos, bem como as discussões preliminares no âmbito da União Europeia sobre a importação de commodities, entre elas o café.

Diante do exposto, Matos defendeu o compromisso do Brasil com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e com as legislações social, ambiental e de segurança alimentar, que citou como pilares importantes para a entidade.

“Temos trabalhado intensamente para avançar de forma positiva nesses temas, com a restruturação de programas anteriores, desenvolvimento de novos projetos e realização de parcerias estratégicas, que estão sendo liderados pelo Cecafé no Brasil”.