Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé LTDA Fone: (35) 3696-1000

Notícias

Noticias Cooxupé

Clima, novas tecnologias, produtividade, negócios: cafeicultores brasileiros buscam informações, conhecimento e inovações na FEMAGRI 2020

Feira chega a sua 19ª edição, com a expectativa de receber mais de 30 mil pessoas

 

Entre os dias 12 e 14 de fevereiro, a FEMAGRI – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas da Cooxupé será o ponto de encontro de mais de 33 mil pessoas – famílias produtoras de café do Sul de Minas Gerais e da média mogiana do estado de São Paulo – na cidade de Guaxupé (MG). Organizada pela cooperativa de cafeicultores Cooxupé, a feira traz a proposta de trazer os mais novos conhecimentos para a atividade cafeeira e o acesso a tecnologias e lançamentos de mais de 125 expositores. 

Nesta edição, a FEMAGRI trabalha o tema “Cooperativismo, trazendo tecnologia, gestão e confiança à cafeicultura”, apresentando aos cafeicultores pilares centrais como a apresentação de opções em maquinários e implementos para aumentar a produtividade e melhorar as técnicas de manejo, com redução de custos; a busca da melhoria da qualidade da bebida do café; e principalmente, fomentar novos cenários de aprendizagem aos cooperados da Cooxupé. 

No espaço Fazendinha, por exemplo, os produtores encontram ações educativas; resultados de pesquisas desenvolvidas por instituições e universidades; novidades na área de sustentabilidade; e conteúdos focados para a gestão de propriedades como as mudanças na logística de fertilizantes, manejo ideal de resíduos orgânicos e de plantas daninhas, armazenamento correto de defensivos, entre outros pontos. A equipe de Geoprocessamento da Cooxupé também estará presente no espaço, apresentando ao produtor o comportamento climático nos últimos meses e como o clima pode influenciar nas tomadas de decisões das famílias cafeicultoras.

A FEMAGRI acontece em uma área total de 107 mil metros quadrados, sendo 37 mil m2 de área coberta. São 164 estandes e 125 expositores. Em 2019, a Feira registrou R$ 135 milhões em volume de orçamento e a expectativa da Cooxupé é que este número se repita neste ano. O cooperado encontra no evento a possibilidade de efetuar suas compras por meio da operação barter, utilizando o seu café como forma de pagamento.

“A FEMAGRI traz para dentro da feira o significado do movimento cooperativista e, principalmente, oferece aos cooperados da Cooxupé a oportunidade de fortalecer o relacionamento entre eles mesmos e com a cooperativa e fornecedores. É um espaço de muita sinergia, troca de ideias e de conhecimentos, confiança e congraçamento. Hoje, a FEMAGRI é referência nacional quando falamos em feiras para café”, define o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto de Melo Rodrigues.

FEMAGRI 2020

Quando:12 a 14 de fevereiro, das 08h às 18h.

Local: Av. Vereador Nelson Elias, 1300b – Bairro Japy, Guaxupé.

Tema: Cooperativismo, trazendo tecnologia, gestão e confiança à cafeicultura.

Área: 107 mil m2 de área total | 37 mil m2 de área coberta

Plataforma comercial: 164 estandes | 125 expositores

Alimentação: 2 restaurantes, 10 lanchonetes, 8 cafeterias

Outras atrações: Empório Cooxupé, Espaço Pecuária, Espaços Kids, Espaço de Beleza

SMC Specialty Coffees: Empresa da Cooxupé que atua no nicho de cafés especiais

Na Fazendinha: ações educativas, resultados de pesquisas e trabalhos desenvolvidos por instituições e universidades, novidades sustentáveis e de gestão de diversas empresas. Participação de entidades como EMATER, Procafé e UFLA – Universidade Federal de Lavras. Exposição de animais de pequeno porte. Conteúdos para gestão de propriedades como: mudança na logística de fertilizantes; manejo de resíduos orgânicos e de plantas daninhas; armazenamento de defensivos; broca; Geoprocessamento e Núcleo de Educação Ambiental da Cooxupé.

 

Fonte: Cooxupé