Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé LTDA Fone: (35) 3696-1200

Notícias

Notícias Cooxupé

Com o tema Tecnologia Digital no Campo, FEMAGRI chega com novidades em sua 18ª edição

Feira é promovida pela Cooxupé e acontece de 20 a 22 de fevereiro em Guaxupé; cerca de 120 expositores participam do evento, considerado um dos principais no segmento da cafeicultura

 

 

Ponto de encontro do produtor de café e vitrine das últimas tendências em tecnologia digital, inovações para o campo e insumos agrícolas, a FEMAGRI 2019 (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas) reunirá pelo menos 120 expositores de 20 a 22 de fevereiro em Guaxupé.

Empresas de diferentes setores apresentarão soluções em tecnologia para facilitar e otimizar a produção nas lavouras cafeeiras. Organizada pela Cooxupé e já na 18ª edição, a feira consolidou-se como referência no segmento, movimentando principalmente o Sul de Minas, Cerrado Mineiro e média Mogiana, mas com representantes de todas as regiões produtivas de café do País. Em 2018, a Femagri recebeu cerca de 35 mil visitantes.

O tema deste ano, “Tecnologia Digital gerando valor à cafeicultura”, reforça a vocação da feira em apresentar aos produtores opções em maquinários e softwares que aumentam a produtividade e melhoram as técnicas de manejo, utilizando as mais novas tecnologias disponíveis para agregar valor à produção.

A estrutura do evento também facilita as negociações entre expositores e compradores no Centro de Negócios. Além de linhas de crédito com instituições financeiras, o produtor cooperado da Cooxupé encontra na feira a “operação barter”, opção disponibilizada pela cooperativa em que o cafeicultor paga sua compra utilizando seu café como moeda de troca. O valor da saca é o estipulado no determinado dia pelo mercado de café.

Antes da Cooxupé idealizar a Femagri, em 1997, não havia um evento no país que proporcionasse ao produtor a oportunidade de comparar ofertas, analisar soluções, conhecer novas tecnologias e fazer negócios em um mesmo local.  “A cada edição buscamos aprimorar ainda mais a FEMAGRI, proporcionar aos associados e cafeicultores em geral três dias de imersão no universo da cafeicultura, apresentando muitas novidades para o campo, manejo, em maquinário, além de em um mesmo local possibilitar a execução de negócios e networking com outros cafeicultores”, diz o presidente da Cooxupé, Carlos Paulino.

 

Expositores: novidades e inovações

Entre as muitas empresas confirmadas, a MIAC Máquinas Agrícolas, por exemplo, lançará na Feira a abanadora recolhedora de café modelo ARC 800, máquina compacta, dedicada a pequenos produtores, além da Master Café 2s. Já a Matabi do Brasil apresentará o Pulverizador Elétrico LTC 15L movido a bateria e com controle eletrônico.

A FMC Agricultural Solutions lançará na FEMAGRI o Quartzo, bionematicida, recomendado para qualquer cultura com presença de nematoides. A marca Brudden colocará à venda em seu estande a Derriçadeira de Café Brudden DSC-18 que conta com tecnologia de vibração exclusiva e inovadora não agredindo galhos, folhas e flores, preservando a integridade total da planta.

 

Estrutura

O tema da Feira também estará em foco no espaço Fazendinha, que receberá as empresas Climatempo, Jacto, Verion, Alvo Solar, Agrosmart, Strider, Agrovest, Adama e Geoplanta que apresentarão tecnologias digitais que podem ser utilizadas pelos cafeicultores.

Na Fazendinha estarão também os triciclos adaptados, ferramentas que podem facilitar o manejo nas pequenas propriedades e ficarão em exposição na estação de Invenções do Produtor – palco curioso de soluções para o campo, além da empresa Alvo Solar, com demonstrações sobre o uso de energia solar na propriedade. Também em destaque estará o Geoprocessamento apresentando sistema de monitoramento meteorológico através de diferentes plataformas.

A SMC (Specialty Coffees), empresa da Cooxupé que atua no nicho de cafés especiais, comemora dez anos este ano e estará na feira com um estande próximo à diretoria e Empório Cooxupé, pronta para receber visitantes que queiram saber mais sobre esse tipo de café, além de promover a degustação de cafés considerados especiais.

 

Mais atrações

Além de conhecer de perto o que existe de mais atual para aumentar a produtividade no campo, os visitantes da FEMAGRI 2019 poderão adquirir os produtos que levam a marca da cooperativa no Empório Cooxupé, que estará presente na feira, com muitas novidades.

O Espaço Pecuária, ampliado na edição de 2018, estará de volta em 2019 com a presença de estandes de empresas do ramo, exposição de gado elite da raça Nelore, além de outras novidades para o rebanho leiteiro, como a tecnologia israelense Afimilk, que será apresentada pela Weizur do Brasil.  Ela possibilita a gestão do rebanho, aumentando a produtividade e otimização dos recursos aplicados. A metodologia, que poderá ser conferida pelo produtor, une pilares importantes que fazem parte do conceito de “Fazenda 4.0”, como informação em tempo real, automação de processos ou robotização e plataforma e inteligência. Também estão confirmados os Espaços Kids – com monitores e brinquedos para crianças- e o Espaço de Beleza, com serviços de maquiagem e penteado.

 

Serviço

De 20 a 22 de fevereiro

Local: Guaxupé, Av. Vereador Nelson Elias, 1300b – Bairro Japy

Horário: Das 8h às 18h

*Entrada e estacionamento gratuitos