Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé LTDA Fone: (35) 3696-1200

Notícias

Notícias Cooxupé

Embrapa Café indica plantio de arábica no Espírito Santo

Circular Técnica da entidade apresenta atributos positivos de cultivares deste tipo de café para diferentes regiões do Espírito Santo

A Embrapa Café e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural estão recomendando sete novas cultivares de café arábica para o estado do Espírito Santo.

A recomendação é o resultado de trabalho de pesquisa realizado pelas entidades.

De acordo com a Circular Técnica, as cultivares são: IPR 103, Catucaí Amarelo 24/137, Catucaí Amarelo 2SL, Acauã/Acauã Novo; Araponga MG1; Catiguá MG1 e MG2; e Pau Brasil.

No entanto, outras nove cultivares já em uso e que mantêm produtividade elevada também integram as indicações.

Além disso, há ainda outras cinco consideradas promissoras. Porém, as entidades avaliarão estas cultivares por um maior período.

Arábica no Espírito Santo

Esta pesquisa foi realizada dentro do programa de melhoramento genético de café arábica do Incaper, em parceria com a Embrapa Café.

Este programa tem como objetivo disponibilizar informações aos cafeicultores capixabas sobre cultivares que reúnam as melhores características agronômicas.

Também analisam a adaptabilidade e estabilidade de produção, considerando diferentes condições ambientais e sistemas produtivos adotados para o cultivo da espécie.

Confira aqui esta análise completa.