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Feira do Cerrado da Cooxupé reúne cafeicultores em busca de novas tecnologias para lavoura

As regiões do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba recebe em 2018 a terceira edição da Feira do Cerrado, organizada pela Cooxupé. A expectativa de público, 4 mil produtores, é 18% maior em relação ao ano passado. O tema do evento é “Produção responsável para uma cafeicultura de sucesso”.

A Feira do Cerrado acontece, em Coromandel, em uma área total de 21 mil metros quadrados, dos quais 9 mil são cobertos. Neste ano, o evento conta com 74 estandes e 65 expositores, que levarão aos produtores soluções e alternativas para renovar os maquinários e, assim, ganhar mais eficiência na produção com redução nos custos.

Para a realização da feira, 143 pessoas estão envolvidas direta e indiretamente, das quais 118 são colaboradores da Cooxupé.

Negócios

Na Feira do Cerrado, os cooperados têm a oportunidade de negociar por meio da operação Barter, em que o café vira a moeda de troca do produtor na aquisição das tecnologias e maquinários. O valor da saca é definido com base na cotação do dia e os cafeicultores podem parcelar suas compras em até três anos, prazo que pode se estender em até quatro – dependendo do tipo do maquinário escolhido. Além desse modelo de negócio, a feira também disponibiliza linhas de crédito bancário.

“Os preços do café já viveram momentos mais favoráveis, no entanto, acreditamos que investir na lavoura e na propriedade, de modo a ganhar mais eficiência na produção e reduzir custos, é sempre um bom caminho para o produtor se manter competitivo e dentro das necessidades do mercado. Essa realidade é entendida pelos nossos cooperados. Por isso, viabilizamos estas oportunidades para que eles encontrem no evento novos conhecimentos e melhores condições de equipar ou até mesmo fazer a manutenção de suas tecnologias, utilizando seu café como forma de pagamento nas operações comerciais”, explica o presidente da Cooxupé, Carlos Paulino.

Estrutura

Entre as principais novidades desta edição está o Empório Cooxupé, área em que é apresentada uma linha de diversos produtos contendo a marca da cooperativa. São itens voltados para cozinha, vestuário, a linha de café e utilidades em geral.

A Feira do Cerrado também conta com o tradicional Centro de Negócios (área de 100 metros quadrados), onde os cooperados solicitam os orçamentos dos produtos de interesse.

Para as mulheres e crianças há os espaços Beleza e Kids. Já a área de alimentação conta com um restaurante, lanchonetes, além de quatro cafeterias servindo o tradicional café e o cappuccino da Cooxupé aos visitantes. O estacionamento tem capacidade para 500 veículos.

“A Feira do Cerrado, realizada no Núcleo de Coromandel, tem crescido a cada edição e estamos certos de que este evento se consolidará entre os principais da cafeicultura dessa região e do Brasil. Nosso objetivo é estreitar o relacionamento dos cooperados com as principais marcas do agronegócio brasileiro, fomentando negócios para a cadeia produtiva do café e colaborando com os nossos associados no acesso à mecanização. Desta forma, eles encontram tecnologias para o desenvolvimento de uma cafeicultura mais responsável”, afirma o superintendente de Desenvolvimento do Cooperado da Cooxupé, José Eduardo Santos Júnior.

 

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