Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé LTDA Fone: (35) 3696-1200

Notícias

Notícias Cooxupé

Planejamento de atividade para início do ano agrícola

Planejamento agrícola ou rural é o ato de planejar pensando no seu objetivo agrícola.

Sem planejamento não existe condição para lucro.  É dessa forma que você aumenta a rentabilidade e a sustentabilidade da fazenda (aquilo que permite continuar sua atividade agrícola).

É assim também que é possível se preparar para eventos adversos como clima, venda do produto agrícola, aumento do valor de defensivos, entre outros.

 

O início do ano agrícola na cultura do café sempre concentra um grande número de atividades e consequentemente custos para o cafeicultor.

O planejamento destas atividades deve ser feito e executado dentro do período recomendado, pois atrasos nas aplicações e tratos culturais levarão ao menor aproveitamento dos recursos investidos e consequentemente redução na produtividade da lavoura.

Conhecer a atividade, dimensionar a mão de obra a ser utilizada, definir os gastos com os insumos e conhecer a logística de insumos para serem aplicados no momento ideal é de suma importância.

Para o levantamento a seguir, foi considerado uma lavoura de espaçamento 3,0m x1,0m, com população média de plantas de 3.333 plantas por hectare, por se tratar de um espaçamento médio da região.

 

Principais atividades a serem realizadas no ano agrícola

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resumo serviços mensal

 

Considerações

O potencial produtivo da lavoura de café está diretamente ligado com o correto manejo da lavoura, sendo que o planejamento e execução das atividades devem ser muito bem dimensionados e executados dentro do período recomendado para cada atividade, sempre levando em consideração que o maior volume de atividades a serem executadas e o consumo de insumos a serem utilizados estão concentrados logo após o término da colheita, próximo ao mês de agosto e se estendendo até o final do ano, podendo chegar a cerca de 80% do total de serviços e insumos de todo ano agrícola.

Cooperado, o levantamento do custo de produção, planejamento e execução das atividades são fatores decisivos entre obter lucro ou arcar com o prejuízo, pois a produtividade da sua lavoura e sua rentabilidade depende de um bom planejamento.