Notícias
Notícias Cooxupé
Entenda a relação entre clima e as características da plantação do café
Apresentação de Luiza Macedo do “Conhecimento Agro” no Comitê de sustentabilidade CNC mostra a influência da seca na fisiologia das plantas
As condições do clima estão diretamente ligadas às características da plantação do café e a processos essenciais das plantas, como a fotossíntese. Para explicar essa relação, a especialista Luiza Macedo, do “Conhecimento Agro”, fez uma apresentação no Comitê de sustentabilidade Conselho Nacional do Café (CNC).
Clima e as característica da plantação de café
A fisiologia vegetal estuda o metabolismo, o desenvolvimento, a reprodução e aspectos da vida dos vegetais. Assim, a fisiologia vegetal explica os processos essenciais das plantas, como a fotossíntese, a nutrição, a respiração, os hormônios e a relação das plantas com a água.
Luiza Macedo fala a respeito da influência da seca na fisiologia das plantas em sua apresentação. Ela explica os processos da planta do café sob períodos de estiagem. Além de traçar alternativas que ajudam a mitigar os impactos causados por esse evento do clima tanto para lavouras que irão ser implantadas quanto para as que já existem.
Impactos
A apresentação alerta, inicialmente, para o aquecimento do mundo. Comparado com o século 20, o mundo está com aumento da temperatura de 0,5 ºC a 1ºC, por exemplo.
Luiza também explica a composição do cafeeiro, exploração das raízes, fotossíntese e produtividade. Assim como fala sobre a necessidade da água em todos os processos da planta e os impactos da seca.
Especialista
A autora é produtora de café no sul de Minas Gerais e Engenheira Agrônoma pela Esalq/USP com o mestrado no Instituto Agronômico de Campinas (IAC) em nutrição e fisiologia do café e agora doutoranda voltada para cafeicultura.
Ela é sócia fundadora da empresa Conhecimento Agro, que visa trazer mais autonomia para os produtores e ser a ponte entre a pesquisa e o campo com cursos on-line e consultoria. Agora na oportunidade de capacitar mulheres na cafeicultura, sendo vice-diretora de pesquisa da IWCA Brasil.
Fonte: CNC