Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé LTDA Fone: (35) 3696-1200

Notícias

Notícias Cooxupé

SMC se destaca no mercado de cafés especiais

Empresa controlada pela Cooxupé coloca os cafés de qualidade especial dos cooperados neste nicho de mercado

A Cooxupé criou a SMC Specialty Coffees há 13 anos. E, a cada ano, se destaca no mercado de cafés especiais.

Seu objetivo é enaltecer o talento e o esforço dos cafeicultores cooperados. A busca é pela excelência na qualidade dos cafés, bem como comercializá-los neste importante nicho de mercado.

SMC

Dentre os propósitos da SMC estão: buscar oportunidades de valorização da produção para os cooperados. Além de viabilizar a comercialização de cafés especiais, finos e certificados.

Em 2021, a empresa embarcou 147.915 sacas deste tipo de café. O mercado externo recebeu 131.346 sacas e o interno 16.569.

Assim, nesse mesmo ano, a SMC esteve presente em diversas ações de órgãos importantes para o segmento. Como, por exemplo, a Associação Brasileira de Cafés (BSCA), por meio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Bem como o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, apresentando o café brasileiro para diferentes países como China, Portugal, Japão e Cingapura a fim de firmar parcerias e ampliar o mercado dos café especiais para os cooperados da Cooxupé.

Donas do Café

Diante do crescimento da participação e liderança das mulheres no mercado de cafés especiais, a SMC e a Cooxupé criaram o “Donas do Café”. O projeto gera novas oportunidades de desenvolvimento e capacitação. Valorizando, assim, o desempenho e esforço das mulheres cafeicultoras neste segmento.

Também em 2021, o projeto lançou a 1ª edição do café especial Prima Qualità – Cultivado por Mulheres. Com embalagem que enaltece o trabalho delas, o produto traz os melhores blends já produzidos na safra do respectivo ano pela Cooxupé.

Por fim, o “Donas do Café” lançou a 2ª edição do produto em março de 2022, em comemoração ao mês da mulher. Alcançando, por fim, pontos estratégicos do varejo nacional.