Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé LTDA Fone: (35) 3696-1200

Notícias

Notícias Cooxupé

Tempo de colheita exige também cuidados com a exposição solar

Na época de safra, o produtor fica concentrado em garantir que seu café seja colhido e alcance uma boa qualidade no processo de beneficiamento, no entanto, ele pode acabar esquecendo de alguns cuidados essenciais, principalmente no que se diz respeito a exposição solar. A pele é o maior órgão de nosso corpo, tem importantes funções como manter nossa temperatura, proteger os órgãos internos e através dela percebemos calor, frio, dor.

Uma estimativa do INCA –Instituto Nacional do Câncer – mostra que aproximadamente 176 mil novos casos de câncer de pele não melanoma foram registrados em 2016 no Brasil, sendo a maior incidência observada em pessoas com mais de 40 anos. A maioria dos cânceres de pele é causada pela radiação Ultravioleta.

Segundo a médica Cristiane Alves Mendes, oncologista do Grupo Oncoclínicas/InORP (Instituto Oncológico de Ribeirão Preto), medidas simples são fundamentais para prevenir o Câncer de Pele, principalmente, quando nos expomos diretamente a luz solar, mesmo nesta época de inverno em que, aparentemente, o sol atinge de forma menos intensa no nosso país. “Para os trabalhadores rurais é indispensável o uso de filtro solar, com reaplicação frequente, além do  uso de verdadeiras ‘barreiras’ contra a exposição solar como uso de chapéus de abas maiores, camisas de mangas longas, além de óculos escuros que protegem não só a pele, mas também os olhos”, comenta. A médica ainda alerta que essa prevenção vale para o dia todo, mas o horário mais crítico é das 10h às 16h.

 

Olhando a pele

Segundo a médica, a maioria dos tumores de pele são benignos, mas se existe alguma lesão é um sinal de que alguma coisa está errada na pele e é necessário a ajuda de um especialista. “Fique atento se perceber lesões em forma de nódulo de coloração rósea, avermelhada ou escura, ou se achar uma pinta na pele que está crescendo, que dê coceira, que sangre ou ainda se estiver mudando de cor. Uma ferida que não cicatrize espontaneamente em 4 semanas é um sinal de alerta também”, completa.

No caso de alguma anomalia, é necessário buscar um dermatologista que fará exame clínico e uma biópsia (retirada da lesão parcial ou completa) para um médico patologista avaliar. Após confirmado neoplasia maligna, o oncologista indica tratamento complementar se houver necessidade.

 

Previna-se

–  Evite exposição direta e contínua com o sol entre 10h e 16h

– Utilize protetor solar, fator mínimo 30, e reaplique a cada duas horas

– Use óculos e abuse do chapéu -quanto maior for a aba, maior a proteção

 

E qual é ó grupo de risco?

– Pessoas que já tiveram câncer de pele ou que tenha história na família,

– Pessoas de pele clara, olhos azuis ou verdes, cabelos loiros ou ruivos;

– Pessoas que já se expuseram ou se expõem ao sol excessivamente;

– Pessoas que possuem uma quantidade grande de pintas;

– Pessoas que possuem cicatrizes há muitos anos, as quais apresentam ulcerações frequentes.