Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé LTDA Fone: (35) 3696-1200

Notícias

Notícias Cooxupé

Vanusia Nogueira poderá refletir modernização do setor na OIC

Diretora da BSCA será indicada pelo Brasil como postulante à diretoria executiva da entidade

Na segunda-feira, 29 de março, o Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC) aprovou a indicação de Vanusia Nogueira, diretora da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) como candidata do país para a diretoria executiva da Organização Internacional do Café (OIC). A eleição ocorrerá em abril de 2022 e o governo federal deve formalizar a candidatura nas próximas semanas.

De acordo com o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, a recomendação para a indicação de Vanusia foi consensual entre os elos da cadeia produtiva do café e o governo acolheu a proposta.

“Com ampla capacidade de atuação, trânsito internacional em todos os segmentos e conhecimento técnico, a doutora Vanusia é a liderança feminina que reflete os tempos atuais, de empoderamento e ocupação do merecido espaço no mercado, que entendemos como essencial para conduzir a OIC, em seu processo de modernização, a partir de 2022”, enaltece.

Ele completa que a indicação é o reconhecimento do trabalho e do profissionalismo que a diretora da BSCA tem como norte nessas praticamente duas décadas de atuação na cafeicultura mundial.

“A candidatura da doutora Vanusia também será reflexo de todo o trabalho que o Brasil exerceu na cafeicultura, com muito investimento em tecnologia e inovações, consolidando-se como o país mais competitivo e sustentável no mundo. Então, por que não ter alguém com esse know how à frente do principal organismo mundial do setor e ajudar a otimizar a produção cafeeira internacional?”, questiona.

Filha e neta de produtores e comercializadores de café, Vanusia Nogueira é Doutora em Administração, com ênfase em Marketing, pela Universidade Nacional de Rosario (Argentina). Formada em Tecnologia da Informação (TI) e Gestão pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), possui mestrados em Gestão e em Gestão Avançada de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de inúmeros cursos internacionais de especialização em Finanças, Gestão de Relacionamentos (CRM), TI, entre outros, concluídos nos Estados Unidos, Alemanha e Brasil.

SOBRE A OIC

A Organização Internacional do Café foi estabelecida, em Londres, em 1963, sob recomendação das Nações Unidas, devido à grande importância econômica da commodity. A entidade administra o Acordo Internacional do Café, cuja última atualização está em vigor desde 2 de fevereiro de 2011. É o principal organismo intergovernamental para o setor e reúne governos de nações exportadoras e importadoras para enfrentar os desafios da cafeicultura global, por meio de cooperação internacional. Seus Países-Membros representam 98% da produção e 67% do consumo mundial do produto.

Fonte: Conselho Nacional do Café – CNC