Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé LTDA Fone: (35) 3696-1200

TOPCLIP

EPAMIG realiza curso sobre boas práticas agrícolas em Viçosa (MG)

Tipo de Clipping: WEB

Assunto: Assuntos de Interesse

Data: 22/03/2019

Veículo: Café Point

A semana passada foi de aprendizado para cerca de 60 cafeicultores da microrregião de Viçosa (MG), que participaram do curso sobre boas práticas agrícolas no manejo da lavoura cafeeira, apresentado por pesquisadores da EPAMIG e técnicos da regional da Emater-MG.

A atividade é parte do projeto Popularização do conhecimento técnico, científico e tradicional de práticas agroecológicas, coordenado pela EPAMIG e financiado pelo CNPq, que tem levado para todas as regiões do estado temas voltados à conservação da biodiversidade e dos recursos naturais, à segurança e à soberania alimentar, à redução do uso de agrotóxicos e ao desenvolvimento rural sustentável.


O curso foi realizado na Fazenda Boa Safra, localizada no município de Paula Cândido. A propriedade é considerada modelo de boas práticas em cafeicultura por empregar tecnologias adequadas à conservação do solo, bom aproveitamento da água, controle natural de pragas, entre outros. Os participantes percorreram a lavoura e aprenderam mais sobre a escolha das variedades de café, implantação da cultura, espaçamento, poda e pós-colheita, como a utilização da água residuária do processamento dos grãos, secagem e armazenamento. “Por ser uma cultura perene e principalmente por buscar resultados econômicos, o cafeeiro requer atenção; erros como utilização de mudas malformadas e implantação incorreta da lavoura acarretam prejuízos para o produtor”, ressalta o pesquisador Marcelo de Freitas Ribeiro, chefe da EPAMIG Sudeste e um dos responsáveis pelo curso.

A EPAMIG também lançou a publicação Boas Práticas Agrícolas no Manejo da Lavoura Cafeeira. “Queremos proporcionar a troca de experiências, levando conhecimento formal aos produtores e demonstrando que há tecnologias simples e métodos práticos que unem o desenvolvimento da lavoura à conservação do meio ambiente”, ressalta a coordenadora do Programa de Agroecologia da EPAMIG, Madelaine Venzon, uma das responsáveis pelo projeto.



Veja a matériaVeja Foto da Página