Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé LTDA Fone: (35) 3696-1200

Notícias

Notícias Cooxupé

5 motivos para você começar a tomar café hoje mesmo

A bebida, presente em vários momentos do dia, contribui para a melhora da energia física, concentração e para a saúde

O café é uma das bebidas preferidas no Brasil. Seja na primeira refeição do dia ou nos momentos de intervalo do trabalho, encontros casuais e após as refeições. Todavia, há ainda mais motivos para tomar café.

Os amantes do café admiram o aroma único e o sabor da bebida. Assim, mantêm o hábito de consumo. Mas, além do prazer proporcionado pelo “momento café” em nossas vidas, as vantagens da bebida para a saúde são várias e comprovadas em diferentes estudos.

Se, por acaso, você ainda não faz parte da lista dos fãs do café, veja a seguir cinco bons motivos para rever os conceitos!

Motivos para tomar café

Para isso, conversamos com o nutricionista Raphael Leite (CRN:43455). Ele aponta os motivos para você tomar café todos os dias.

Boa leitura e, se possível, faça acompanhada por um bom café.

1º) Benefícios para a saúde

De acordo com o nutricionista, tomar café todos os dias ajuda para a prevenção do câncer. Além de aumentar a memória e reduzir as chances do mal de Alzheimer e também combate a depressão.

Também reduz os sintomas da doença de Parkinson, melhora inflamações, tem efeito estimulante do sistema nervoso central e previne o Diabetes.

Além disso, a cafeína ajuda a acelerar o metabolismo e eleva o uso de ácidos graxos, presentes nos tecidos gordurosos.

Sobre os efeitos no emagrecimento, Raphael Leite explica que, “o café tem o poder de ajudar a estimular a sistema nervoso central e com isso melhora a performance nos treinos e assim estimulando a perda de gordura”.

2º) Melhora a atenção e energia

Além de bom para a saúde, o consumo do café melhora a performance cognitiva e psicomotora, ou seja, melhora o estado de alerta. Além da atenção, energia, capacidade de concentração, diminui a sonolência e cansaço.

Da mesma forma, os efeitos da cafeína podem melhorar o humor e a memória, já que ela aumenta a atividade dos neurônios.

3º) Proteção contra os malefícios de radicais livres

As substâncias antioxidantes presentes no café protegem o corpo dos efeitos de radicais livres, moléculas que causam doenças. Existem moléculas que levam ao envelhecimento e estão associadas a doenças como o câncer e problemas cardíacos, distúrbios que o café também ajuda a prevenir.

“O consumo de café ajuda muito nesta prevenção, já que possui uma quantidade considerável de antioxidantes, que ajudam a preservar as células e atrasam o envelhecimento”, explica Raphael Leite.

4º) Prevenção da Diabetes

Estudos mostram benefícios devidos aos componentes presentes no café. No entanto, o nutricionista ressalta que é importante beber o café sem açúcar. Outros estudos relatam ainda que o consumo de café ajuda na prevenção e reduz as chances de desenvolvimento do Diabetes.

5º) Melhora o funcionamento do intestino

O café tem a capacidade de melhorar a saúde dos microrganismos quem vivem na flora intestinal. A contraindicação seria nos casos de pacientes com síndrome do intestino irritável.