TOPCLIP
Estudo da ANFAVEA e Webmotors revela que 96% pretende comprar ou trocar de carro em 2021
Tipo de Clipping: WEB
Assunto: Assuntos de Interesse
Data: 21/12/2020
Veículo: Autos&Motores
Estudo da ANFAVEA e Webmotors revela que 96% pretende comprar ou trocar de carro em 2021
21 21Etc/GMT+3 dezembro 21Etc/GMT+3 2020 por fernandosiqueira
A ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e a Webmotors realizaram uma pesquisa sobre intenção de compra de veículos para 2021, considerando comparativo com 2020 e o cenário da pandemia de Covid-19. Realizado com 2.103 usuários do site da Webmotors, de todas as regiões do país, um dos principais apontamentos do estudo é que 96% dos respondentes têm intenção de comprar e/ou trocar o veículo em 2021, com alta expectativa de realizar o negócio ainda no primeiro semestre do ano.
“A tendência é de otimismo para 2021, visto que o carro ganhou um papel diferenciado diante do cenário de pandemia por trazer conforto e segurança para o transporte das pessoas”, comenta Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors. Sobre o perfil do estudo, ele afirma que a maior parte dos respondentes é de homens casados. Dos usuários que pretendem trocar de carro em 2021, 75% declararou possuir um ou dois carros atualmente. O estudo traz insights de pessoas que têm interesse em comprar um carro e permite analisar seus diferentes comportamentos.
“A nova pesquisa Webmotors revela algumas tendências diferentes das do ano passado, certamente por conta dos impactos da pandemia no comportamento do consumidor, daí a importância dessa sondagem para ajudar a indústria a direcionar seus esforços”, afirmou Luís
Carlos Moraes, Presidente da Anfavea.
A pesquisa é dividida em dois perfis de entrevistados, onde 75% é de clientes que possuem carro atualmente, e 25% que não possui um automóvel. Entre os entrevistados que possuem carro, 19% alega interesse por um modelo NOVO, sendo que, desse volume, 33% dos interessados tem idade acima de 65 anos. Comparando com clientes que não possuem carros, existe uma diferença de 7 pontos percentuais, pois apenas 12% se mostrou interessado em comprar um automóvel ZERO KM, sendo que 23% das menções é de usuários a partir de 45 anos.
Sobre a escolha das carrocerias, os pesquisados responderam que não têm carro, o modelo hatch se destaca com 41%. A escolha por carroceria também varia de acordo com a idade dos entrevistados: modelos SUV (32%) e sedã (30%) ganha força entre pessoas com idade de 45 a 65 anos.
Para os entrevistados que possuem um automóvel, SUV (Utilitário Esportivo) é a carroceria com maior intenção de compra, com 38%. No caso desse perfil de veículo, chamou a atenção que 69% dos usuários que possui um SUV, têm preferência por manter-se no segmento no momento da troca. Além disso, usuários de 18 a 34 anos têm maior preferência por SEDÃ, e a partir dos 35 anos o SUV é novamente a principal escolha com mais de 40% das menções.
Para os 4% dos entrevistados que declararam não ter intenção de comprar ou trocar de carro em 2021, as principais razões foram, respectivamente, situação financeira (48%), reflexo do coronavírus (33%), preferência por outras formas de mobilidade (10%), sustentabilidade (7%) e uso do carro de parentes ou amigos (2%). Em 2020, a situação financeira (46%) também era o principal motivo indicado, seguido pela preferência por outras formas de mobilidade (18%), esse último apresentando queda em relação ao atual cenário devido aos reflexos do coronavírus no deslocamento das pessoas.
Pesquisa indica também a intenção de formas de pagamento
A pesquisa da ANFAVEA e Webmotors também levou em consideração a forma de pagamento para a aquisição do veículo. Apenas 5% dos respondentes que tem um carro declararam a opção pelo financiamento total do veículo na aquisição planejada para 2021. Para aqueles que declararam que ainda não possuem um carro, a opção por financiar 100% do veículo salta para 23%. “O perfil de quem ainda não tem um carro e pretende financiar 100% da sua aquisição é um volume representativo, quase 5 vezes maior do que entre os que possuem. No que tange ao lado positivo, vale citar que esse mercado é bastante desenvolvido e conta com instituições financeiras com bastante experiência para oferecer boas opções de crédito para os seus clientes e, assim, facilitar a aquisição do veículo”, comenta o CEO da Webmotors.
Sobre a Anfavea
Fundada em 15 de maio de 1956, a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores} é a entidade que reúne as empresas fabricantes de autoveículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus), máquinas agrícolas e rodoviárias autopropulsadas (tratores de rodas e de esteiras, colheitadeiras e retroescavadeiras) com instalações industriais e produção no Brasil. Atualmente, ela representa 26 associadas, com 65 MONTADORAS em 10 Estados do Brasil.
Related posts:
Pesquisa Anfavea / Webmotors aponta que 88% dos entrevistados pretende comprar carro em 2020
Um carro é furtado a cada 1 no Brasil, revela estudo inédito
Webmotors divulga estudo sobre a intenção de compra de carros no segundo semestre de 2019
Levantamento da Webmotors indica que haverá retomada do mercado de carros neste trimestre
Oferta de veículos na WebMotors bate recorde histórico
Os comentários estão desativados.
Veja a matéria | Veja Foto da Página |